Páginas

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Celulite

Celulite é  um depósito de gordura e tecido fibroso causando irregularidades na pele que está por cima. As bactérias estafilococos e estreptococos são as causas mais comuns de celulite. Caracteriza-se principalmente por ondulações da pele, dando a esta o aspecto dcasca de laranja. Ela é um problema estético que incomoda muito e acaba com a auto-estima de qualquer mulher. Ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens.



A celulite são bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele causando covas nas ancas, coxas, nádegas e abdômen. Ela ocorre por degeneração do tecido gorduroso com deficiência de circulação. As “covinhas” da celulite ocorrem devido à saliência da gordura hipodérmica na pele. Em mulheres, o tecido adiposo da hipoderme deposita-se em grandes feixes verticais. Esses feixes são separados por septos fibrosos perpendiculares à superfície da pele, formando assim câmaras verticais. Esses septos, portanto, separam as células gordurosas em grupos e são formados por fibras que ligam a pele à musculatura localizada abaixo da hipoderme.



Causas
  1. Hereditariedade; o fator genético é importante.
  2. Problemas circulatórios. Quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso.
  3. Alterações hormonais. Níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite. A pílula anticoncepcional também pode desencadear o problema, pois adiciona mais uma dose de hormônios circulando em seu organismo.
  4. Também é importante analisar seu estilo de vida. A má alimentação, o sedentarismo, a tensão emocional e o excesso de toxinas no organismo contribuem para o aparecimento da celulite.


Fases
Grau 1
Começa a ocorrer um aumento significativo do volume de lipócitos, ou células do tecido adiposo. Esse aumento deve-se ao acúmulo acima do normal de gordura pelo organismo. Os vacúolos começam a se expandir, tornando-se estruturas únicas, e as células já não suportam o seu tamanho, daí a multiplicação das mesmas.Nesse estágio não existem furinhos visíveis na pele e nem dores causadas pela celulite. Esse é o estágio que toda mulher gostaria de estar, pois ainda é possível reverter o quadro tranquilamente, somente com exercícios e uma alimentação balanceada (reeducação alimentar).A recuperação, na maioria dos casos, é total.
Grau 2
A celulite já começa, de fato, aparecer. Nessa fase, os lipócitos já estão em grande número e com grande parte da sua estrutura preenchida de gordura. Já existe um certo grau de fibrose e o grande número de células adiposas já começam a comprometer a circulação, comprimindo vasos linfáticos e algumas microveias dos tecidos.A linfa (que é o fluído responsável pela eliminação das impurezas que as células produzem durante o metabolismo) e o próprio sangue começam a não irrigar corretamente as partes já comprometidas. Com isso, devido ao inchaço provocado, já é possível sentir algumas ondulações na pele através do toque.Nesse grau ainda não existe dor, mas com uma maior pressão no local, já existe um desconforto. O tratamento nesse estágio já começa a ficar mais trabalhoso. Os procedimentos que podem ser realizados para a melhora são:  Drenagem Linfática, Ultrasom, Eletrolipoforese (Eletrolipólise) e a Mesoterapia. Lembre-se que além desses procedimentos, uma reeducação alimentar e a prática de exercícios é fundamental para a melhora.Nesse estágio a recuperação é possível, principalmente com o uso de procedimentos especializados. No entanto, o processo já se torna um pouco complicado. Por isso, se você já apresenta o Grau 2, o melhor caminho é começar os tratamentos de modo regular.
Grau 3
Nessa fase, os nódulos já se apresentam com uma consistência dura, devido à fibrose do local, e são bastante perceptíveis. Nesse estágio ocorre o famoso efeito da pele “casca de laranja”. A circulação no tecido gorduroso já está bastante comprometida.
As células continuam a aumentar de tamanho, pois o nível de gordura acumulado continua crescendo. A expansão provoca uma oscilação do tecido e, mesmo sem palpação, é possível perceber as oscilações na pele. As dores podem aparecer, acompanhadas da sensação de “perna pesada” e cãibras.
O tratamento, para o Grau 3 é o mesmo do Grau 2, só que serão necessárias muito mais sessões para uma boa recuperação. É necessário compreender que a recuperação, nesse caso, já não é garantida. Os resultados podem ser excelentes, mas a melhora pode não ser total.
Grau 4
No estágio mais grave da celulite, o Grau 4, a aparência da celulite é cada vez pior. A pele tem um “aspecto de colchão” e apresenta regiões conhecidas como “buracos negros”, que são buracos na pele onde a circulação já está quase que totalmente comprometida.O sangue e a linfa ficam estagnados. Não existe a eliminação de toxinas e o oxigênio se torna escasso na região. O inchaço das células ocorre desordenadamente e é intenso. Com isso o tecido de sustentação sofre uma fibroesclerose, que é o “morte” da região local.A dor é constante e a celulite apresenta uma consistência bem rígida. A pele fica sensível ao toque e as pernas ficam cada vez mais cansadas. Existe maior possibilidade de cãibras, mesmo sem o esforço.O tratamento nesse estágio, além dos procedimentos citados anteriormente, pode ser acompanhado de cirurgias estéticas. A Lipoaspiração e a Subcisão são procedimentos recomendados pelos especialistas. Existem outras técnicas menos evasivas onde o resultado também pode ser satisfatório. Lembre-se que antes de realizar qualquer procedimento, procure seu médico ou algum profissional da saúde especializado. Ele recomendará um tratamento especializado e personalizado para seu caso.

Tratamento
Cremes
Há uma promessa das marcas de cosméticos que seus produtos eliminam a celulite. Porém, sempre ficamos na dúvida, afinal esse tipo de produto é normalmente muito caro. O cremes podem sim funcionar, mas não são todos que funcionam. Depende dos ativos da fórmula, depende da concentração desses ativos e depende do grau da celulite, porque creme nenhum vai dar jeito quando se tem muita celulite. A grande dificuldade é a penetração dos ativos de tratamento que, via de regra, não conseguem chegar na camada gordurosa, que é onde o problema está concentrado. É importante ressaltar que não adianta só passar o creme: é preciso passar da maneira correta, que é sempre com uma massagem mais vigorosa, de baixo para cima, preferencialmente circular, com duração média de 10 minutos e duas vezes ao dia. A massagem vai estimular a circulação local e ajudar na destruição dos nódulos de gordura. 

Dicas

Utilize esfoliantes, cremes apropriados, porém, mais importante que isso, é a prática de atividade física, e, indispensavelmente, uma alimentação mais saudável. Através de uma alimentação balanceada você pode prevenir e potencializar os tratamentos para eliminação da celulite. 

  • Beba muita água, pois estimulará o bom funcionamento dos rins e do sistema linfático, eliminando as toxinas e líquidos acumulados.
  • Inclua fibras na alimentação. As fibras reduzem a fome e fazem o intestino funcionar, ajudando a limpar o organismo.
  • Evite comer alimentos pesados à noite, principalmente carboidratos. Como neste período diminuímos o ritmo biológico, gastamos menos calorias e, por conseqüência, os excessos viram depósitos de gordura imediatamente.
  • Evite os alimentos enlatados, pois a maior parte deles contém muitos conservantes.


Alimentação
Diversos tratamentos estéticos prometem acabar com a celulite, mas eles serão pouco eficazes se não forem combinados a uma vida saudável. Existem alimentos que podem ser consumidos regularmente para amenizar o problema. Alguns são ricos em fibras e vitaminas, com antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a celulite e ainda aceleram o resultado dos tratamentos.
  • Folhas verde-escuras: Aposte em rúcula e espinafre para melhorar a circulação e desintoxicar o organismo. Essas verduras são antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.
  • Oleaginosas: Nozes, castanhas e amêndoas atuam como antioxidante e evitam o surgimento da celulite e ainda contam com a presença do selênio.
  • Água de coco: A água de coco reduz as toxinas que dão origem à celulite. Além disso, equilibra o organismo e traz uma série de benefícios para a saúde como um todo.
  • Maçã: Quando a maçã é ingerida, forma-se um “gel” que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras. Além disso, ela ajuda a neutralizar as toxinas do organismo causadoras do incômodo.
  • Salmão, sardinha e atum:
    Esses peixes são ricos em ômega 3 e em proteínas, ao mesmo tempo em que tem pouca gordura e ajudam a combater a celulite.
  • Abacaxi: O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que age como anti-inflamatório e por isso deve ser consumido por quem deseja eliminar a celulite.
  • Frutas vermelhas: Riquíssimas em vitamina C e A, elas combatem radicais livres por serem antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina
  • Chá verde: O chá verde é famoso pela sua ação antioxidante e diurética, sendo um ótimo aliado no controle da celulite. O ideal é tomar três copos por dia para que, aos poucos, a celulite seja amenizada.


Tratamentos Estéticos

Drenagem linfática
Indicada para todos os graus de celulite, a drenagem linfática é uma massagem voltada a à eliminação de líquidos acumulados nos tecidos. A partir desses movimentos, toxinas e outros resíduos metabólicos também são expelidos, o que estimula a circulação sanguínea e, consequentemente, melhora o aspecto da pele como um todo. A drenagem também tem um papel importante nas regiões atingidas pela celulite porque ajuda a eliminar pequenos nódulos de gordura aprisionados no tecido. Por isso, o método costuma ser bastante eficaz no combate ao problema, além, é claro, de acabar com a sensação de inchaço.
Massagem modeladora
Enquanto a drenagem linfática estimula a eliminação do líquido acumulado no corpo, a massagem modeladora atua tanto sobre o sistema linfático quanto sobre as placas de gordura. Para atingir a gordura é necessária uma massagem mais firme e com movimentos rápidos e repetitivos. A manipulação da gordura promove a vasodilatação, aumenta a oxigenação local e acelera a velocidade de metabolização, o que ajuda a diminuir a flacidez. Ela é indicada para todos os graus de celulite, desde que o problema esteja associado a gordura localizada - nos casos em que a celulite surge por flacidez da pele ou carga genética, a massagem modeladora não é tão eficiente.


Endermologia
A endermologia é um tratamento não invasivo que usa um aparelho motorizado composto por um sistema de sucção e dois rolos. Os movimentos do aparelho estimulam a circulação e promovem a drenagem linfática, o que diminui a celulite. Recomendado nos graus moderados e graves, o método ainda realiza uma leve esfoliação que elimina as células mortas no local em que é aplicado. Visualmente, a pele fica com menos irregularidades e com aparência renovada.

Radiofrequência
Este é um dos tratamentos mais eficazes contra a celulite. Ele estimula a produção de colágeno, o que diminui as traves fibrosas que retraem o tecido e deixam a pele cheia de furinhos. O aparelho utiliza uma radiação eletromagnética de alta frequência que faz com que as moléculas de água se agitem, aumentando a temperatura. O procedimento não é invasivo e não traz qualquer prejuízo à pele. Além disso, é um dos mais duradouros, por reestruturar o tecido de maneira mais intensa. É indicado para todos os graus de celulite, principalmente nos casos em que há flacidez associada.


MesoterapiaA mesoterapia é uma técnica que utiliza um coquetel de medicamentos para diminuir a gordura no local tratado, de acordo com a dermatologista. O princípio básico da técnica é a aplicação de uma pequena quantidade dessas substâncias na área a ser tratada. Ao se espalhar pelo organismo, o coquetel estará diluído, o que reduz o risco de efeitos colaterais. Mas segundo especialistas, dependendo da aplicação e da administração dos medicamentos, o resultado pode ser prejudicial. Ela reforça ainda que é fundamental associar o tratamento a um treino regular, à alta ingestão de líquidos e a uma alimentação equilibrada.

Laser
O tratamento da celulite com laser é feito da seguinte maneira: na área que vai ser tratada, é aplicada anestesia local e, por meio de duas pequenas incisões (do tamanho da ponta de uma caneta), são inseridas cânulas com a fibra ótica do aparelho. Em seguida, o laser é aplicado, destruindo a gordura localizada e quebrando septos fibrosos que deixam a pele com aspecto irregular. O procedimento ainda estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e com maior elasticidade. De acordo com especialistas, todo o processo leva cerca de uma hora e meia.


Carboxiterapia
A carboxiterapia, apesar de recomendada em algumas clínicas de estética para todos os tipos de celulite, não conta com apoio médico. Isso porque, inicialmente, a técnica foi criada para tratar úlceras na pele - a injeção de dióxido de carbono melhorava a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos, fazendo com que as feridas se fechassem mais rapidamente. Depois, começou a ser usada no meio estético com a ideia de que sua ação vasodilatadora também poderia reduzir a flacidez e as irregularidades decorrentes da celulite. Mas até agora foram feitos poucos estudos sobre a eficácia e a segurança do método, então a maioria dos dermatologistas não apoia o tratamento.


Ultrassom com lipolíticos
O efeito mecânico e/ou térmico do ultrassom lipolítico tem sido bastante usado no combate à celulite e à gordura localizada. A promessa do tratamento é realizar modificações nas ligações intercelulares e aumentar a permeabilidade da membrana celular. Ele tem uma potência maior do que o ultrassom convencional e, geralmente, é acompanhado de um gel que auxilia a movimentação do aparelho e facilita a penetração da onda sônica. Entretanto, mais estudos são necessários para provar a real eficácia do método, o que faz com que o tratamento ainda desperte desconfiança no meio médico.


Gesso liporredutor
O gesso liporredutor é uma mistura de substâncias que endurecem quando aplicadas sobre a pele, promovendo aquecimento, vasodilatação e melhor penetração 
de princípios ativos como a cafeína. Teoricamente, a cafeína atuaria quebrando a gordura, estimulando a microcirculação e drenando o líquido acumulado.O problema é que esse tratamento tem apenas base teórica, não havendo comprovação científica da sua eficácia.Ainda assim, o método é recomendado para graus mais avançados de celulite e, segundo as clínicas que realizam o tratamento, precisa de, pelo menos, dez sessões para apresentar resultados.




PREVENÇÃO
É preciso conhecer as causas da celulite para melhor preveni-la. Mas de maneira geral, é fundamental manter uma dieta equilibrada, rica em fibras e pobre em gorduras saturadas animais, açúcares e sal em excesso. Ingerir bastante líquido e evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes com açúcares também ajudam a prevenir celulites.Já a prática regular de atividade física  é importante para melhorar a circulação sanguínea e tonificar a pele. Neste caso, exercícios aeróbicos e localizados são interessantes.





0 comentários:

Postar um comentário